Consoles serão prioridade para "Unreal Engine 4"

Em entrevista para o site TG Daily, Tim Sweeney, criador do motor gráfico "Unreal", e executivo-chefe e fundador da Epic Games, disse que os console de próxima geração serão a prioridade para o sucessor da tecnologia "Unreal Engine 3", que é usada em games como "Gears of War" e "BioShock".

No caso, o "engine" seria desenvolvido exclusivamente para os sucessores do Xbox 360 e PlayStation 3 - e o herdeiro do Wii, caso tenha tecnologia gráfica comparável aos rivais.

Trata-se de uma mudança de paradigma, pois o "Unreal Engine" nasceu no PC e o computador era sempre a plataforma mais importante para a companhia. Uma versão para PC de "Unreal Engine 4" viria somente depois das edições para consoles.

A Epic Games vem dando sinais ambíguos em relação ao mercado de PC. Sweeney disse que está em declínio, e culpa as máquinas com chips gráficos integrados à placa-mãe, que, segundo o executivo, enganam os consumidores, por induzi-los que os games funcionam com essa configuração. "60% dos PCs no mercado não têm processadores gráficos utilizáveis para jogos", decretou.

Para Cliff Bleszinski, criador de "Gears of War", o mercado de PC está em "desordem", e tem como principais filões os jogos do tipo "The Sims", casuais, ou títulos online sem limite de jogadores, como "World of Warcraft", ou games simples para navegador. "Não quero ganhar as irmãs menores, pois não é o tipo de jogo que faço", disse.

Por outro lado, Mark Rein, vice-presidente da companhia, disse que jogos para PC tem potencial para vender durante um período mais longo, enquanto os consoles dependem de picos de venda durante o lançamento.

Por fim, a Epic Games é um dos integrantes da PC Gaming Alliance, um consórcio formado para "salvar" os games para PC e integram em suas fileiras gigantes como a Intel, Nvidia e a Microsoft. No papel, a missão da PCGA é servir como um fórum para desenvolvedores colaborarem em processos como marketing, produção e análise do mercado de games para PC.

A "Unreal Engine 4" só deve aparecer entre 2011 e 2012, quando supostamente forem lançados os videogames da próxima geração.

fonte

0 comentários: