Windows perde espaço para Mac e Linux

Pela primeira vez em muitos anos, a porcentagem de PCs vendidos com Windows caiu consideravelmente.

Segundo a empresa de análises de mercado NPG Group, a participação de mercado do SO Mac nos EUA aumentou para 14% em fevereiro de 2008. Pode parecer pouco, mas é um aumento bem significativo frente aos 9% em igual período de 2007.

Para Andy Hargreaves, da Pacific Crest Securities, o resultado positivo da Apple vem principalmente do segmento de notebooks. E a previsão é de um novo incremento com o MacBook Air.

Embora nenhuma empresa esteja monitorando de forma mais próxima a participação de mercado do Linux, o consenso geral por meio de análises empíricas, é da de que o Linux ganha terreno de forma considerável.

Para se ter idéia, o principal produto vendido nos Estados Unidos listado no dia 21 de março, fora o Asus Eee PC 4G Surf. Já as gigantes Best Buy e Sears, afirmaram que os Pcs de baixo custo com Linux instalados é o ítem que mais vende nos últimos meses.

Ao que parece, o Windows está ficando restrito ao usuários do grupo intermediário, ficando os High Ends com o Mac e os Low Ends com Linux.

Um dos grandes motivos da queda do Windows apontados por muitos analistas está na própria Microsoft, com o quase fiasco Vista e seu SP1. A gigante dos softwares que de boba não tem nada, já trabalha a todo vapor no novo Windows 7.

0 comentários: