Seis redes são responsáveis por 85% do spam que circula na web

Uma análise da empresa de segurança Marshal aponta que 85% de todas as mensagens eletrônicas não solicitadas (spam), que circulam pela Internet vêm de seis redes botnets. Segundo comunicado oficial, a principal rede botnet, com responsabilidade sobre 39% do lixo que circula na rede, é a Srizbi, seguida de perto pela Rustock, responsável por 20% das mensagens não solicitadas.

A botnet Mega-D, que no começo de fevereiro foi a maior rede spammer e possui base estimada de 35 mil máquinas zumbis sob seu domínio, infectadas com o trojan Ozdok, caiu de posição depois da perda de controle, resgatada novamente pelos hackers após 10 dias de inatividade. Ainda operando apenas durante um terço do mês, a Mega-D contabilizou 11% de todo o spam capturado pela Marshal em fevereiro.

As outras redes botnets utilizadas principalmente para spam são a Hacktool.Spammer (ou Spam-Mailer, com 7%) e botnets associadas com a família de malware Pushdo (com 6%). A botnet Storm, que possui estimadas 85 mil máquinas infectadas, é responsável por apenas 2% do spam, dado que mostra grande variação na diferença do volume de mensagens mandadas por cada rede.

A análise da Marshal aponta que alguns spammers apostam em múltiplas botnets para anunciar seus produtos. As empresas Express Herbals e Herbal King, que anunciam pílulas para homens, utilizaram os serviços da Mega-D, Srizbi, Rustock, Hacktool.Spammer e Pushdo para enviar um link para vendas de seus produtos.

Os Estados Unidos ainda são os principais responsáveis pela transmissão de spam e vírus, com 13% de todas as pragas e 15% de todo o spam, noticiou o site The Register.

Fonte terra

0 comentários: