Tio Google Onipresente e Onipotente!

[Google] Não é de hoje que dependo mais dos softwares fornecidos pela Google do que aqueles feitos pela Microsoft. Sou um usuário Windows que só usa tal sistema operacional como uma camada para obter os serviços da Google. Ok, ainda instalo programas interessantes no desktop e dependo dele para muitas coisas. Mas tenho notado que boa parte do meu uso está dedicada a softwares do Google. Processamento de textos, leitores de RSS, e-mail, busca, calendário… Agora lançaram mais um serviço útil: o Gmail como cliente de email. Para quem não percebeu o GoogleOS já existe.

Gmail ao invés de Outlook

Há alguns dias o Gmail passou a oferecer a possibilidade de baixar em sua interface mensagens via POP de outros serviços. Isso não é inovador mas é algo que faltava ao melhor webmail gratuito que existe. Ainda não está disponível para todos mas agora que o Gmail virou cliente POP, pode substituir perfeitamente o Outlook, com uma grande vantagem: e-mail baixado no computador exige manutenção. Explico: quando se troca de PC, de HD, de trabalho, etc… todos aqueles e-mails e contatos acumulados precisam ser movidos também. Haja trabalho. Com o Gmail agregando todas as suas mensagens, quem precisa do Outlook?

GoogleOS "Goobuntu"

Lançar um sistema operacional para ser instalado em computadores não parece uma boa idéia. Já existe por aí há algum tempo o Windows, o MacOs e o Linux para preencher este espaço. Então a grande idéia que sai da onda da web 2.0 é criar um sistema operacional on-line. Você pode dizer que o conceito de sistema operacional não se aplica a um serviço web, mas creio que possa ser expandido para englobar essa modalidade de software. Um webOS não seria exatamente um sistema operacional da forma que conhecemos, mas conteria serviços e softwares úteis que concorrem com as soluções “verdadeiras” hoje no mercado.

Nos últimos dois anos o Google e outras startups têm lançado uma série de serviços intitulados de web 2.0. São softwares on-line que funcionam como alternativas aos softwares instalados em nossas máquinas. A gama de serviços é grande e é possível substituir muitas aplicações off-line por equivalentes on-line. Nos últimos dois anos a Google lançou, ou comprou, diversos serviços web. Olhando de longe e guardadas as devidas proporções podemos dizer que a união desses serviços é um sistema operacional.


O Google desenvolveu um sistema operacional baseado em uma distribuição do Linux. O site theregister.co.uk ja divulgou anteriormente que a empresa poderia lançar o sistema comercialmente, chamdo "Goobuntu", baseado no Linux Ubuntu. Sonya Borälv, porta-voz da empresa, divulgou em nota que "usamos uma versão do Ubuntu internamente, mas não pretendemos lançá-lo no mercado". Um funcionário do Google publicou em um fórum do site slashdot.org que "o Goobuntu é muito bom, mas não vamos lançá-lo no mercado. De qualquer forma, se não for usado aqui dentro, não funcionaria."

fonte: techbits

0 comentários: