Jogos online invadem sites de relacionamento

Amizade significa ser capaz de afundar os navios de batalha um do outro. É o que acha Mark Pincus, empresário conhecido no Vale do Silício por ter construído vários sites, como o Support.com e o Tribe.net. Na semana passada, Pincus estreou a Zynga Game Network, empresa voltada para o desenvolvimento de jogos online que funcionam nas páginas de sites populares como o Facebook e o MySpace.


A Zynga, que tem 27 empregados, passou os últimos meses reinventando silenciosamente jogos de cartas como pôquer e vinte e um, jogos de tabuleiro e de palavras e batalha naval. Usuários de sites de relacionamento podem adicionar os jogos às páginas com seus perfis e jogar com seus amigos online. Os jogos, principalmente a versão de Zynga para pôquer, reúne centenas de milhares de usuários regulares.

Casamento lucrativo
A companhia e outras como ela acreditam que empresas de Internet podem ser bem-sucedidas se aproveitarem o rápido crescimento de sites de relacionamento. No ano passado, donos destes sites convidaram os empresários para aproveitarem os milhões de usuários e manter a receita que geram a partir da propaganda.

Ainda não se sabe se esta abordagem pode gerar grandes lucros a longo prazo, mas milhares de pessoas estão tentando. Mais de sete mil aplicações foram introduzidas no Facebook desde que a empresa abriu espaço para programadores de fora, em maio passado, e mais de 80% de seus usuários adicionaram pelo menos uma delas.

Empresas experientes e pequenos empreendimentos estão desenvolvendo rapidamente aplicações para o Facebook e outros sites, incluindo o MySpace, que prometeu abrir espaço para empresários este ano.

Rede de contato
A Zynga também está entrando na onda dos chamados jogos casuais. Eles podem ser aprendidos facilmente e atraem, em geral, pessoas que nunca ouviram falar sobre jogos de tabuleiro e destinam poucas horas para essa atividade.

"As pessoas já gostam de jogos casuais", disse Fred Wilson, sócio da empresa Union Square Ventures, que conduziu uma rodada de financiamento de US$ 10 milhões em Zynga. "Mas quando você pega um jogo e o adiciona a uma rede de contatos, o torna mais emocionante. É como jogar gasolina no fogo."

Pincus é outro empresário que está investindo pesado em Mark Zuckerberg, 23 anos, fundador do Facebook, e do conceito de "gráfico social". Os jogos se tornam ainda mais atraentes e se espalham de forma mais rápida pela rede se amigos, familiares e colegas puderem dividir as mesmas experiências.

"Não sou fanático por jogos", disse Pincus, 41 anos. "Mas eu represento o mercado que busco. Geralmente não tenho tempo para jogar mas pode ser uma maneira bem legal de me relacionar, por exemplo, com minha sobrinha."

A sede da companhia fica na antiga fábrica de batatas chip em Potrero Hill, bairro de São Francisco. Pincus - criador do Support.com, que se tornou público em 2000 e agora é chamado SupportSoft, e que vendeu alguns títulos da Tribe.net para a Cisco Systems no ano passado - comprou o prédio para abrigar seu novo empreendimento. Ele também é um antigo investidor do Facebook.

Magnatas
Entre os investidores de Zynga estão figuras de alto nível do Vale do Silício como Peter Thiel, investidor de Facebook, Reid Hoffman, fundador de LinkedIn, e Robert W. Pittman, ex-diretor de operações da America Online.

Nenhum dos jogos de Zynga são raros. Por exemplo, há uma porção de versões do pôquer Texas na internet, e quando Zynga apresentou sua versão em julho já havia várias outras no Facebook. Mas a companhia desenvolve seus jogos com as ferramentas interativas do Facebook em mente. Por exemplo, usuários podem convidar os amigos para jogar, ou ver quem já está jogando e se juntar a eles no meio da partida

fonte: terra

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