Ja pensou seu lego como pen drive??/

Lego PendriveÉ curioso observar como o LEGO está se materializando em acessórios eletrônicos do nosso dia-a-dia. Você já conferiu aqui a respeito do HD LaCie, que assume a o papel de armazenamento de dados com um visual 100% voltado à mania retro do LEGO. Agora, você mesmo poderá transformar seu Pendrive visualmente em uma peça de LEGO. Vamos la?

Por segurança, é aconselhável realizar este “experimento” com um pendrive obsoleto ou de pouco uso, para caso ocorra algum “incidente”. Aconselhamos também a realização desta operação caso você saiba manipular as ferramentas necessárias para tal, ou com o acompanhamento de alguém que o saiba.

O que você precisará para realizar a transformação:

  • Um pendrive;
  • Ferramenta: Micro Retífica (DREMEL)
  • Uma peça de lego 6×2 ou 4×2
  • Uma peça de lego 2×2
  • SuperBonder
  • Fita crepe

Pendrive Cruzer MicroA dica vem do site: engr.uconn.edu, onde Dan utilizou um pendrive Cruzer Micro de 256 MB da Sandisk para realizar a façanha. Mas a mesma regra se aplica também a outras marcas de Pendrive. Novamente ressaltando, que é aconselhável o uso de um pendrive velho, e de pouco uso, devido ao perigo de danificar sua estrutura interna durante o projeto.

Camada MetalicaO primeiro passo seria a retirada (cuidadosamente) da camada plástica que reveste o flash driver. Você irá notar que o plug é a mesma parte que compõe o corpo metálico do USB.

Agora vem a parte complicada do trabalho: você precisará remover esta proteção metálica com cuidado redobrado, utilizando a micro retífica. Tome muito cuidado para não cortar a parte interior da camada metálica, onde se abriga todo o mecanismo de funcionamento do aparelho.

Se você chegou até essa parte sem maiores danos, você poderá verificar se a placa interna do USB encaixa no bloco de 6×2 ou 4×2. Caso não encaixe em ambos os blocos, remova a película plástica que protege a área superior da placa.

Removendo a Pelí­cula
Removendo a Película Plástica

Pendrive AbertoSe tudo ocorrer bem, você terá apenas a placa verde com seus componentes e o plug USB como na foto ao lado, o que garante o tamanho ideal para encaixar em pelo menos uma das peças de lego (isso vai variar de acordo com o modelo de pendrive que você utilizar. Com o Pendrive Cruzer Micro, Dan conseguiu utilizar um bloco de 4×2, tornando o acessório mais prático e bonito).


LEGO PendrivePara poder encaixar corretamente o USB na peça de lego, você precisará cortar um pedaço frontal da peça, formando uma espécie de “porta”, para que passe o plug USB… tanto no bloco maior (6×2 ou 4×2) quanto no bloco menor (2×2) que servirá como a tampa do pendrive.

Agora, o uso da cola SuperBonder e da fita crepe será feita caso você encontre dificuldades na hora de encaixar o pendrive à peça de LEGO. Se você não conseguir ecaixar na peça 4×2, você poderá utilizar a peça maior (6×2). Para isso, remova a sua base e encaixe a placa do pendrive em seu interior, passando o plug pela a área recortada da peça. Você notará que sobrará um espaço entre a placa do pendrive e a traseira da peça. Para isso você poderá enrolar um pedaço de fita crepe para preencher esse espaço vazio, e garantir mais estabilidade para o flash driver.

Pendrive com peças encaixadasApós isso, o próximo passo será colar novamente a base da peça com SuperBonder, com cuidado para não escorrer uma gota na placa componente.

Ok, se você chegou até aqui, parabéns. Você montou seu Pendrive em forma de LEGO com sucesso. Um visual bem interessante para armazenar seus arquivos.

Obs.: Assim como Dan, você poderá encaixar peças finas para trabalhar o visual do seu flash driver. Use sua criatividade!

Para conferir mais a respeito deste projeto, confira as fontes aqui, e aqui.

1 comentários:

Unknown disse...

amigo, por favor poste a fonte original da materia:

antenando.com.br

Obrigado