Dicas Para Reduzir o Consumo de Combustível do Seu Carro

gasgaugeempty.jpgUltimamente você anda competindo com seu carro pra ver quem bebe mais? Anda achando que o tanque de combustível está furado, ou a culpa é do aquecimento global pela gasosa evaporar do seu carro?

Chega de dúvidas amigão, achei essas belas dicas no Vrum que vão te ajudar a identificar onde você anda pisando na bola, e claro, essas dicas vão te mostrar como você pode economizar no consumo do seu automóvel, afinal não tá fácil encher o tanque nos dias de hoje, por isso é importate ficar por dentro dos detalhes para que você possa tirar proveito ao máximo dessas lições e economizar uns trocados no bolso. Então vamos lá:

Ar-condicionado

Embora seja um fator de segurança nas grandes cidades, pois permite que o motorista rode com vidro fechado, o ar-condicionado deve ser usado com moderação, se o objetivo for reduzir os gastos com combustível. O equipamento aumenta o consumo de 0,5% a 2%.

Calibragem

Segundo o engenheiro da Michelin Renato Silva, rodar com pneus com pressão 30% inferior àquela recomendada pelo fabricante do veículo pode aumentar o consumo em até 2,5%, devido à maior resistência à rodagem. “Pode parecer pouco, mas, se o motorista fizer as contas, após rodar 50 mil quilômetros, terá gasto a mais com combustível o equivalente a um pneu novo”, exemplifica.

Alinhamento

O aumento da resistência à rodagem dos pneus, por causa de suspensão desalinhada, também pode aumentar o consumo. Por isso, faça o alinhamento do conjunto suspensão/direção a cada 10 mil quilômetros, quando passar por alguma cratera ou viajar por estrada esburacada.

Manutenção

Segundo Edison Parro, a manutenção é essencial para garantir as características de rendimento e a boa performance do veículo. O motorista deve respeitar as recomendações constantes no manual do proprietário. “Muitos se esquecem de trocar o filtro de ar, por exemplo. Mas o que eles provavelmente não sabem é que filtro de ar entupido pode aumentar o consumo em até 10%”, alerta o presidente da AEA.

Carga inútil

Rodar com peso morto (pneus velhos, ferramentas não utilizadas, peças que foram trocadas, cadeiras de praia etc.) também contribui para aumentar o consumo.

Marcha econômica

Trocar de marchas no momento mais adequado também ajuda a economizar. O motorista deve trocar entre as rotações de torque máximo e potência máxima; não esticar demasiadamente as marchas; não usar marchas ‘fortes’, em trechos em que as mais ‘leves’ seriam mais indicadas; não usar ponto morto na descida (com a injeção, isso não economiza combustível e ainda desgasta os freios); e não acelerar nos intervalos de mudança das marchas.

Não esquente

Deixar o motor ligado na garagem, pela manhã, para esperar que ele aqueça, é jogar dinheiro fora, pois aumenta o consumo. O correto é ligar e sair.

Não acelere

Evite acelerações bruscas. A aceleração uniforme reduz consideravelmente o consumo de combustível e diminui a contaminação (de combustível no óleo), a poluição e o desgaste do motor. Não acelere, ao desligar o motor, isso também contamina o óleo.

3 comentários:

Chamberlaws disse...

Um bom blogueiro sempre coloca os créditos ao autor do post, ou pelo menos avisa que pegou... Ficaria grato se fizesse isso.

Flw

Chamberlaws disse...

ahh.. sou do garagem83.com, esqueci de trocar de login no comment aí.

webmaster bonder disse...

se vc nao reparou eu sempre coloco nos meus post.. posso ter esquecido.
o texto é seu ou do "vrun"? como é citado no texto!!!