Foi encontrada Agua em marte

Nasa identificou vapores de água em amostra coletada pelo braço robótico da sonda espacial


Os testes de laboratório realizados pela sonda espacial Phoenix confirmaram a existência de água em Marte, informou nesta quinta-feira a Nasa.

Um comunicado da agência espacial americana diz que, na quarta-feira, o braço robótico da Phoenix depositou uma amostra em instrumentos que identificaram vapores de água.

— Temos água em Marte — destacou William Boynton, cientista do analisador termal da Phoenix na Universidade do Arizona.

Segundo Boynton, esta é a primeira vez concreta e segura da presença do líquido no planeta. Ele acrescentou que tinham sido detectados indícios de água congelada em observações feitas pela nave Mars Odyssey e em outros que se diluíram ao serem observados pela Phoenix em junho.

— Mas esta é a primeira vez que a água de Marte é tocada e testada — acrescentou.

A amostra na qual foi confirmada a presença de água foi extraída de uma perfuração de em torno de cinco centímetros no solo de Marte e onde o braço robótico se deparou com uma rígida camada de material congelado.

Na quarta-feira, a amostra tinha ficado dois dias exposta ao ambiente marciano e a água que continha começou a evaporar, o que facilitou a observação, disse o comunicado.

— Marte está trazendo algumas surpresas — disse Peter Smith, investigador principal da missão, ao se referir ao comportamento diferente do material marciano.

A missão de exploração de Phoenix que desceu em 25 de maio em um setor do pólo norte marciano devia durar três meses e terminaria em agosto.

No entanto, em vista dos sucessos obtidos, foi estendida até 30 de setembro, indicou o comunicado da Nasa.

— A Phoenix desfruta de boa saúde e as projeções no que se refere a sua energia solar são boas e queremos aproveitar este recurso em um dos pontos mais interessantes do planeta — disse Michael Meyer, cientista do Programa de Prospecção de Marte.

Outra descoberta

A Nasa anunciou ainda resultados de outra missão. Em Titan, a maior lua de Saturno, a sonda Cassini captou elementos químicos na atmosfera e na superfície.

Uma imagem de radar feita pela Nasa mostrou que pelo menos um dos lagos está coberto não de água, mas de hidrocarbonetos, como etano, uma substância que, na Terra, é encontrada em reservas de petróleo. E há evidências de que está em processo de evaporação.

Num dia de tantas revelações científicas, o planeta Terra perdeu a exclusividade. Não é mais o único a ter líquidos em sua superfície. A água é condição essencial para a existência de vida.

O desafio dos cientistas agora é tentar descobrir se bactérias poderiam sobreviver em Marte. Um passo a passo para saber se o planeta vermelho seria habitável. Com informações do Jornal Nacional.


Nota: Nao estamos sozinhos nesse mundo.. Precisamos do mib \o/

1 comentários:

Anônimo disse...

Lista com os melhores PTCs(Pay to Click):


* IsabelMarco´s => http://isabelmarco.com/?r=nana707


* Bux.To => http://bux.to/?r=nana13nana


* 07Bux - http://07bux.net/?r=nana707


* Extra10 - http://www.extra10.com/?r=nana707


* B-U-X - http://B-U-X.net/?r=nana707


* Bux.To BR - http://www.buxto.com.br/register.php?r=nana707


* Fox Cash - http://foxcash.net/?r=nana707


* 10Bux - http://10bux.net/?r=nana707


* AngelBux.com -- http://www.angelbux.com/?r=nana707


* Bux3.net -- http://www.bux3.net/?r=nana707


* Publicitar1 - http://www.publicitar1.com.ar/register.php?r=nana707


* CrewBux - http://www.crewbux.com/register.php?r=nana707


* CliquePago - http://cliquepagobr.com?uind=4038


*** A maioria, basta entrar no site, em Register e depois se logar.

*** Para ver os anúncios, clique em SURF ou Ads.