Google lança ferramenta para criação de sites

O serviço wiki Google Sites, o mais novo integrante do pacote Google Apps, foi lançado nesta quinta-feira, 16 meses após a aquisição da Jotspot, empresa cuja tecnologia serviu de base para o novo produto. De acordo com o site TechCrunch, o Google Sites não se parece em nada com o serviço anterior, exceto pelo fato de que ambos consistem de hospedagem de wikis, páginas colaborativas de livre edição. O serviço pode ser acessado em sites.google.com.

Para seu lançamento, estão disponíveis cinco modelos de páginas que podem ser utilizadas: uma página padrão, uma página na qual pode ser anexado conteúdo multimídia, um modelo de blog para anúncios, um repositório de arquivos e uma página de listagem de itens. Os usuários poderão, por exemplo, embutir planilhas, apresentações e documentos de texto criados no Google Docs, bem como calendários, álbuns do Picasa e vídeos do YouTube.

Os wikis criados no Google Sites podem ser mantidos privados, abertos para determinados usuários ou públicos, e registram todas as mudanças, permitindo desfazê-las caso necessário, noticiou o site Webware.

Outro recurso interessante é que cada uma das páginas do serviço possui um feed RSS, que pode ser usado para saber quando ocorreram mudanças.

Em 2006, quando a Google adquiriu a Jotspot, o serviço parou de receber novos usuários, que precisaram esperar pelo relançamento do serviço, sob a nova marca. Antigos usuários do Jotspot continuarão a utilizar a antiga plataforma durante um breve período, mas já começarão a receber instruções para converter seus antigos wiki para os novos modelos.

fonte: terra

0 comentários: