Alemanha terá supercomputador mais potente da Europa

Um centro alemão de pesquisas inaugura nesta sexta-feira o computador mais potente da Europa, uma supermáquina capaz de efetuar 167,3 bilhões de operações por segundo, capacidade superada apenas por um projeto atual do governo norte-americano.

De acordo com o Centro de Pesquisa de Julich, um órgão público, o supercomputador "Jugene" - integrado por 16 postes com as dimensões de uma cabine telefônica e cada um deles com 65.536 microprocessadores em seu interior - é o primeiro do mundo levando em conta apenas os que pertecem a organizações civis.

"Jugene" está destinado os pesquisadores que precisam efetuar cálculos particularmente complexos, como por exemplo nos campos da química molecular ou da climatologia, de acordo com reportagem da agência France Presse.

"Cada processador trabalha com uma pequena parte do problema e transmite o resultado aos outros processadores. Desta forma, com esses processos individuais paralelos, se chega à solução global", explicam os designers do equipamento, criado pela IBM.

fonte: terra

1 comentários:

Unknown disse...

http://www.animetotal.com/downloadcenter/index.php?sec=4n1m3t0t4l&categoria=14&subcategoria=252&num_por_pagina=10