Prouni..-"universidade para quem nao pode pagar"

Criado em 2004 pelo governo federal, busca atender os estudantes de baixa renda ou provenientes de escolas publicas. A finalidade deste programa é a concessão de bolsas de estudos parciais ou integrais, com as bolsas de estudos o estudante poderá ingressar em um curso superior, numa instituição de ensino privada. As instituições que aderem ao ProUni ganham isenção de alguns tributos.

A Inscrição no ProUni

O período de inscrição é divulgado pela página eletrônica http://www.mec.gov.br/prouni, e a inscrição é feita somente via internet. Os candidatos que não possuem computador em casa pode se encaminhar a uma das instituições participantes do programa e preencher a ficha gratuitamente.

O candidato deve ter feito a prova do Enem para poder participar. É através da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio que ele é pré-selecionado. Ao efetuar sua inscrição o participante poderá escolher cinco opções de instituições de ensino superior, já os cursos e os turnos serão escolhidos dentre os disponíveis.

Pré-seleção

Os candidatos pré-selecionados são aqueles que obtiveram melhor desempenho na prova do Enem. Pois durante a inscrição o candidato ao escolher o curso já estará disponível para ele o ponto de corte do curso, então se a nota dele no Enem for menor a do ponto de corte será muito difícil ele ser escolhido, agora se a nota dele for superior ele tem 99% de chances de ser pré-selecionado.

Após ter sido pré-selecionado, o candidato deverá comparecer a instituição de ensino a qual o pré-selecionou, com os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. O MEC determina o período de comparecimento, caso perca prazo ou a não comprovação das informações, o candidato será desclassificado automaticamente.

Os pré-selecionados poderão ser submetidos a um processo seletivo próprio da instituição, diferente do vestibular e sem a cobrança de taxa, após ser aprovado nessas etapas ou se a instituição não exigir seleção própria, o candidato poderá fazer sua matricula imediatamente.



Obs: eu no ano de 2004 consegui 1 bolsa de 50% para cursar administração de empresas. Queria muito entrar em 1 faculdade, nao impostasse o curso.

Acabei nao gostando do curso, vi que nao combinava comigo, entrei com a nota de 51, sendo que o minimo é de 45 claro que varia de curso pra curso.

Se vc pretende ter 1 curso superior tente, pois nao custa nada, vale muito a pena pq só entrando na faculdade abrem se muitas portas para voce..

0 comentários: